Importância do sono para o organismo saudável
Uma noite tranquila e bem dormida é extremamente importante para nossa saúde. O sono tem papel fundamental no equilíbrio das funções hormonais, principalmente no sono profundo, pois é nessa fase que os mecanismos fisiológicos e metabólicos operam com potência máxima.
Se a qualidade do sono for ruim, ou se o número de horas for insuficiente, compromete todo o metabolismo, na produção e trocas hormonais, na recuperação do tecido muscular depois de um dia com exercícios físico, até mesmo na perda de peso.
O sono adequado auxilia no emagrecimento pela regulação de hormônios como a grelina e a leptina, que controlam a fome e aumentam a saciedade. É por causa deles que você não acorda no meio da noite para comer!
Muitos fatores influenciam a qualidade do sono, seja um dia estressante que aumenta os níveis de cortisol, as bebidas cafeinadas que são de costume durante todo o dia, o uso demasiado de equipamentos eletrônicos até a hora de dormir, ou ainda, dormir com a luz acesa. A idade também é um fator determinante. A partir dos 40 anos, a capacidade do organismo de produzir melatonina, hormônio regulatório do sono, diminui consideravelmente. Não é por acaso que as dificuldades para dormir aumentam com o tempo.
A boa notícia é que é possível modular o sono a partir de substâncias e nutrientes como L-triptofano, magnésio, piridoxina (B6) e cobalamina (B12), que agem no mecanismo do sono a partir do aumento na produção natural de melatonina.
Consumir alimentos fontes desses nutrientes, como cereais integrais, lácteos (queijo e leite), castanhas, amendoim, banana, peixes (atum e salmão), carnes, ovos, e folhas verdes escuras, combinando a utilização diária de Serenizz, que tem um excelente aporte desses nutrientes, e a prática da higiene do sono, deixando eletrônicos meia hora antes de dormir, reduzindo o consumo de cafeína a partir das 17h, além de dormir em local tranquilo com blecaute total. Esse é o combo ideal para você ter boas noites de sono!