Embora treinar no calor não seja tão agradável quanto correr em dias frios, não precisa ser mais arriscado. As doenças causadas pelo calor são relativamente raras entre os atletas de resistência e, se você tomar as seguintes precauções, isso nunca acontecerá com você. Confira algumas importantes dicas:
Ouça seu corpo.
Os primeiros sinais e sintomas de doenças causadas pelo calor incluem fadiga, desconforto, tontura, cessação da transpiração, desorientação e náusea. Pare de se exercitar e encontre um ambiente fresco o mais rápido possível se você começar a notar algum desses sinais ou sintomas durante o exercício no calor.
Desacelere.
Segundo pesquisas, sabemos que o cérebro protege o corpo durante o esforço no calor, monitorando constantemente a temperatura corporal central e limitando a atividade muscular para evitar que a temperatura corporal suba a níveis perigosos. (Na verdade, é o calor produzido pelos músculos, e não o calor ambiental, que causa a ocorrência de doenças provocadas pelo calor. O calor ambiental apenas impede que o calor do corpo se dissipe.) Portanto, não espere ou tente ter o mesmo nível de desempenho em dias quentes. Em vez disso, mantenha seu nível normal de esforço e entenda que você não irá tão rápido neste nível de esforço como nos dias mais frios.
Use roupas adequadas.
O suor é o principal mecanismo de resfriamento do corpo. Quando você treinar em clima quente, certifique-se de vestir roupas que permitam que esse mecanismo faça seu trabalho. Evite usar roupas do dia a dia, como camisetas de algodão, que prendem o suor e o calor contra o corpo. Em vez disso, use roupas técnicas projetadas para o seu esporte e feitas de tecidos que absorvem o suor da pele e o transferem para a superfície externa da roupa para evaporação. As cores claras que refletem o sol também são preferíveis.
Mantenha-se hidratado.
Ao hidratar-se durante cada sessão de treinamento, você manterá seu volume de sangue próximo aos níveis normais, o que, consequentemente, manterá sua taxa de suor alta. E uma vez que o oxigênio é fornecido aos músculos através do sangue, manter seu volume de sangue por meio da bebida também permite que seu coração forneça mais oxigênio por contração, trazendo resultados melhores para o seu treino.
Experimente o pré-resfriamento.
Segundo pesquisa, os atletas têm melhor desempenho em ambientes quentes quando eles esfriam seus corpos com antecedência. O pré-resfriamento não faz uma grande diferença, mas se você quiser ganhar um pouco de desempenho em treinos importantes que devem ser feitos no calor, experimente diminuir a temperatura do ar condicionado ou passar um tempo em um banho frio antes de sair de casa.