Ahh o verão! Há quem ame e há quem não goste tanto assim. Mas uma coisa é certa: é a época em que normalmente saímos de férias, vamos à praia, à piscina e, em meio a isso, a rotina fica bagunçada e não nos alimentamos muito bem, inclusive pelo calor excessivo que tende a causar inapetência. Além disso é uma época comum de ocorrer intoxicação alimentar e crises de intolerância devido ao consumo de alimentos com pouca higiene ou com alto teor de lactose e glúten.
Para aproveitar o verão da melhor forma, separei dicas ótimas para você!
• Aposte nas frutas, verduras e legumes, pois são alimentos ricos em água, vitaminas e minerais, que vão refrescar e proporcionar bom aporte nutricional. Cuidado apenas com o tempero das saladas, evite maionese caseira e molhos prontos, dê preferência ao azeite, limão e vinagre.
• No quesito carnes, opte por carnes magras como carnes de frango sem pele, peixes e cortes de carnes vermelhas magras, que são mais facilmente digeridas, evitando desconfortos gástricos, além de serem mais saudáveis. Também opte por grelhado e assados ao invés de fritura.
• Consuma bebida alcoólica com moderação, pois tendem a acentuar a desidratação que já é comum no verão. Sempre intercale a bebida alcoólica com água, assim você reduzirá o consumo e estará sempre hidratado.
• No quesito doces, opte por sorvete de fruta sem leite, saladas de frutas, frozen, smoothies e gelatinas. Evitando opções com muito açúcar e leite, pois esses geralmente causam desconforto.
• O verão e seus eventos são tentadores para o consumo de frituras, porções, frutos do mar, sorvetes e acompanhamentos de cremes. No entanto, é muito importante se atentar à forma de armazenagem, higiene do local, cheiro, aparência e o sabor dos alimentos a serem consumidos.
• Se você já tem uma predisposição para desconfortos gástricos, ou para intolerância, o ideal é que se evite o consumo de alimentos em quiosques que não tenham infraestrutura adequada e os alimentos vendidos por ambulantes. Pois ficam mais propícios à contaminação devido ao armazenamento, pouca higienização e temperatura.
• Tome cuidado com alimentos crus, principalmente peixe, sempre escolha um local com boa procedência e higienização.
• Não esqueça de se hidratar. Devido às altas temperaturas e aumento da transpiração, ocorre maior perda de líquidos e minerais. Consuma água, chás gelados, sucos naturais, sucos com vegetais e líquidos em geral, que ajudarão a repor a água do corpo.