O diabetes tipo 2 é uma condição que você não pode ignorar. Como o tipo mais comum de diabetes, ele pode se desenvolver a qualquer momento da vida quando o corpo tiver problemas para produzir insulina e controlar o nível de açúcar no sangue.
Felizmente, a condição pode ser evitada com algumas mudanças no estilo de vida saudável. Mas se você foi diagnosticado com diabetes tipo 2, saiba que não é tudo culpa sua. A condição é, em grande parte, um jogo de números baseado em seu estilo de vida e saúde. Apesar de alguns desses fatores estarem sob seu controle, alguns simplesmente não estão, como a genética e o histórico médico.
Por isso, separamos para você algumas dicas do que está ao seu alcance quando o assunto é proteção e controle do diabetes tipo 2.
1. Nivele sua dieta
Se sua dieta é cheia de gorduras, açúcar e calorias, é hora de equilibrar seus hábitos alimentares para manter o açúcar no sangue sob controle. Inclua em suas refeições e lanches ingredientes como vegetais sem amido, frutas, grãos integrais ricos em fibras, carnes magras e aves, peixes, feijões, ovos e laticínios com baixo teor de açúcar. Sirva esses alimentos saudáveis com água, bebidas sem açúcar, café ou chá. Tão importante quanto os alimentos que você adiciona são aqueles que você deve evitar, como bebidas e salgadinhos açucarados, alimentos processados, sal, álcool e gorduras trans.
2. Traga a balança a seu favor
Você sabia que tem maior probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2 se estiver acima do peso? Mas, simplesmente perdendo 5 a 10 por cento do seu peso corporal atual, você pode contar com vários benefícios, desde a redução do açúcar no sangue até o aumento da energia e da confiança.
3. Exercite suas opções
Os exercícios regulares podem fazer maravilhas quando se trata de prevenir ou controlar o diabetes tipo 2. Praticar atividade física moderada por alguns dias na semana pode ajudar a reduzir o nível de açúcar no sangue, controlar o peso e melhorar a saúde geral. Tudo isso pode ajudá-lo a prevenir ou controlar a condição, o que é razão suficiente para se manter os exercícios na sua rotina.
4. Pare de fumar o quanto antes
Se você é fumante, agora é a hora de se controlar. Fumar não só aumenta a probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2, mas também pode dificultar o controle do nível de açúcar no sangue. Quer você opte por parar de fumar ou lentamente parar de acender o cigarro, seu médico pode ajudá-lo a desenvolver um plano que funcione para você.
5. Realize check-ups periodicamente
Esteja você tentando controlar o diabetes tipo 2 ou prevenir a doença, certifique-se de consultar seu médico regularmente à medida que envelhece. Veja, o diabetes tipo 2 geralmente não se desenvolve do dia para a noite. Os sinais de alerta aparecem lentamente e apenas o seu médico pode detectá-los. Essas visitas permitirão ao médico verificar o açúcar no sangue, a pressão arterial e os níveis de colesterol, além de ajudá-lo a fazer escolhas saudáveis quanto às mudanças no estilo de vida.
Como você pode ver, você pode controlar o açúcar no sangue e reduzir o risco de diabetes tipo 2 levando uma vida saudável para o próximo nível!