Alguns momentos de estresse ao longo da vida são difíceis de evitar. Porém, quando o estresse é crônico, pode afetar seriamente sua saúde física e emocional, podendo aumentar o risco de doenças como doenças cardíacas e depressão.
Confira, a seguir, alguns alimentos que aliviam o estresse para adicionar à sua dieta hoje.
Batata doce
Comer fontes inteiras de carboidratos ricas em nutrientes, como a batata-doce, pode ajudar a reduzir os níveis do hormônio do estresse, o cortisol.
Embora os níveis de cortisol sejam rigidamente regulados, o estresse crônico pode levar à disfunção do cortisol, que pode causar inflamação, dor e outros efeitos adversos.
Um estudo de 8 semanas em mulheres com excesso de peso ou obesidade descobriu que aquelas que comeram uma dieta rica em carboidratos inteiros e densos em nutrientes tinham níveis significativamente mais baixos de cortisol salivar do que aquelas que seguiram uma dieta padrão rica em carboidratos refinados.
Batata doce é um alimento completo que é uma excelente escolha de carboidratos. Eles estão repletos de nutrientes que são importantes para a resposta ao estresse, como vitamina C e potássio.
Alcachofras
Alcachofras são uma fonte incrivelmente concentrada de fibra e especialmente rica em prebióticos, um tipo de fibra que alimenta as bactérias amigáveis em seu intestino.
Estudos em animais indicam que prebióticos como frutooligossacarídeos (FOSs), que estão concentrados em alcachofras, podem ajudar a reduzir os níveis de estresse.
Além disso, uma revisão demonstrou que as pessoas que comeram 5 ou mais gramas de prebióticos por dia apresentaram melhora nos sintomas de ansiedade e depressão, bem como que dietas de alta qualidade ricas em prebióticos podem reduzir o risco de estresse.
Alcachofras também são ricas em potássio, magnésio e vitaminas C e K, todos essenciais para uma resposta saudável ao estresse.
Ovos
Os ovos são frequentemente chamados de multivitamínicos da natureza devido ao seu impressionante perfil de nutrientes. Ovos são ricos em vitaminas, minerais, aminoácidos e antioxidantes necessários para uma resposta saudável ao estresse.
Ovos são particularmente ricos em colina, um nutriente encontrado em grandes quantidades em apenas alguns alimentos. Foi demonstrado que a colina desempenha um papel importante na saúde do cérebro e pode proteger contra o estresse.
Mariscos
Os mariscos, que incluem mexilhões e ostras, são ricos em aminoácidos como a taurina, que foi estudada por suas propriedades potenciais para melhorar o humor.
A taurina e outros aminoácidos são necessários para produzir neurotransmissores como a dopamina, essenciais para regular a resposta ao estresse. Na verdade, estudos indicam que a taurina pode ter efeitos antidepressivos.
Os mariscos também são ricos em vitamina B12, zinco, cobre, manganês e selênio, que podem ajudar a melhorar o humor. Um estudo com 2.089 adultos japoneses associou a baixa ingestão de zinco, cobre e manganês com sintomas de depressão e ansiedade.
Brócolis
Os vegetais crucíferos, como o brócolis, são conhecidos por seus benefícios à saúde. Uma dieta rica em vegetais crucíferos pode diminuir o risco de certos tipos de câncer, doenças cardíacas e distúrbios mentais como depressão.
Tais crucíferos, como brócolis, são algumas das fontes alimentares mais concentradas de alguns nutrientes - incluindo magnésio, vitamina C e ácido fólico - que comprovadamente combatem os sintomas depressivos.
O brócolis também é rico em sulforafano, um composto de enxofre que possui propriedades neuroprotetoras e pode oferecer efeitos calmantes e antidepressivos.
Neste artigo, vimos que vários alimentos contêm nutrientes que podem ajudar a reduzir o estresse. Os citados acima são apenas alguns que podem ajudar.
Experimente incorporar alguns deles em sua dieta para promover naturalmente o alívio do estresse.