Uma boa noite de sono é fundamental para a saúde do cérebro e do corpo. No entanto, à medida que a pandemia continua a se espalhar, semeando ansiedade e preocupação, fica difícil obter um sono de qualidade. E, cá pra nós, dormir bem é mais importante agora do que nunca.
Segundo Brittany LeMonda, neuropsicóloga do Lenox Hill Hospital, em Nova York, “o sono está diretamente relacionado à imunidade em termos de resposta fisiológica em nosso corpo. Se não estamos dormindo, podemos reduzir nosso sistema imunológico e aumentar a inflamação no organismo, o que pode nos tornar mais vulneráveis a vários vírus ou qualquer outra coisa que possa estar em nosso ambiente.
Em outras palavras, sua qualidade de sono desempenha um papel direto na capacidade do seu corpo de mantê-lo protegido contra o novo coronavírus. Portanto, além de todos os comportamentos de higiene recomendados para evitar a doença, como lavar as mãos e distanciar social, considere sua própria saúde do sono como outra maneira de se manter protegido.
Aqui estão algumas dicas úteis para ajudar a relaxar e ter uma boa noite de sono, mesmo durante esses períodos estressantes e incertos.
1. Mantenha uma rotina regular
Muitas pessoas tiveram suas vidas diárias totalmente reviradas como resultado direto dessa pandemia. Alguns foram demitidos, outros estão se adaptando ao trabalho em casa ou fazendo malabarismos com trabalho e família, enquanto cuidam de crianças que agora estão fora da escola pelo restante do ano letivo.
Não importa como sua vida tenha sido afetada. É da maior importância manter uma rotina regular para dormir bem.
Por isso, se você estiver trabalhando em casa, levante-se no mesmo horário que antes e vista-se. Você pode estar indo para a sala ou trabalhando do seu quarto, mas o mais importante é que mantenha o senso de rotina e normalidade, o que o ajudará a se sentir menos afetado.
2. Não cochile excessivamente
Além da importância de estabelecer uma rotina para si, verifique se você não está cochilando demais. Isso pode tornar você mais sonolento durante o dia, potencialmente alterando ou interrompendo uma rotina regular de sono.
Ter uma rotina normal de sono deve ajudar a manter-se ativo o dia inteiro. Desta forma, ao invés de cochilar, adapte-se a uma rotina saudável, acordando cedo para iniciar suas atividades.
3. Faça exercícios (mas não antes de dormir)
Sim, sua academia provavelmente está fechada, mas o exercício ainda deve fazer parte de sua vida diária.
Segundo LeMonda, “fazer exercícios durante o dia é realmente importante. Sabemos que isso está relacionado à melhora do sono por razões fisiopatológicas: nos sentiremos mais cansados se nos esforçarmos. Também nos sentiremos mais bem-sucedidos naquele dia, para que haja uma sensação de conquista antes de dormir. ”
Apenas não se exercite poucas horas antes de dormir, porque a estimulação do esforço físico pode dificultar o sono.
4. Estruture sua entrada de notícias
É quase impossível escapar do constante fluxo angustiante de notícias e informações do coronavírus que permeiam a vida cotidiana. E sim, consumir constantemente um ciclo de notícias pandêmicas 24 horas por dia, 7 dias por semana, provavelmente aumenta sua ansiedade e afeta seu sono.
Por isso, agendar e estruturar os horários em que você verificará o seu telefone em busca de notícias é fundamental para ter mais qualidade de vida. Então, uma boa dica é limitar quantas vezes por dia você verifica seu telefone e por quanto tempo lê notícias relacionadas à pandemia.
5. Evite beber álcool em excesso
Podemos sentir que, se bebermos, nos sentiremos melhor no momento e cairemos em um sono profundo. Mas, na verdade, não dormimos bem. Não será aquele sono repousante em que você acorda e sente que pode aguentar o dia.
Além disso, o álcool também não é um mecanismo de enfrentamento saudável para lidar com o estresse e a ansiedade. O risco disso? O consumo de álcool e o sono ruim podem ter um efeito real na diminuição do sistema imunológico.